Ácido hialurônico: Uso, benefícios e riscos
- Débora Martins
- 11 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de out. de 2020
Com a busca incessante pela beleza e juventude, as pessoas estão cada vez mais propensas a fazer uso de procedimentos estéticos, invasivos ou não. O mercado segue avançando no uso da biotecnologia, com procedimentos cada vez mais populares para manutenção da juventude e em favor da beleza. Dentre eles, está a utilização do ácido Hialurônico que, só na nossa pele encontra-se 56% dele. Ele é responsável pela hidratação, elasticidade e preenchimento entre as células, dando um aspecto jovem, reluzente, macio e liso à pele. O restante encontra-se em todos os órgãos e tecidos do nosso corpo e também nas articulações, em suas variadas proporções. Fato é, que vamos perdendo ele no decorrer da vida, num processo de envelhecimento natural do corpo. As marcas visíveis do envelhecimento são principalmente a pele espessada, áspera, que vai progressivamente sendo sulcada por rugas profundas enquanto surgem manchas pigmentadas. A prevenção do surgimento dessas marcas de idade é bom ser iniciada por volta de 25 a 30 anos, sendo necessária após os 35 para um aspecto jovial.
Uso
Podemos repor o ácido Hialurônico de algumas maneiras, seja em cosméticos, através de cremes, máscaras, procedimentos não invasivos ou invasivos.
Geralmente se utiliza o ácido hialurônico produzido artificialmente para fins estéticos. Isso se deve a pureza desse ácido, já que ele apresenta menores riscos de reações alérgicas (mas podem ocorrer, mais a frente vou falar deles).
O ácido hialurônico é usado para preencher rugas, sulcos, ou simplesmente dar volume, através de injeção na camada média ou profunda da pele. Aplica-se o preenchimento nos lábios, bigode chinês, olheiras e raiz do nariz, entre as sobrancelhas, e, até na mandíbula, fazendo o preenchimento mandibular. A aplicação pode ser sob anestesia tópica com creme ou por injeção.
Os benefícios
- Hidratação;
- Previne o envelhecimento precoce da pele;
- Evita o surgimento de rugas e linhas de expressão;
- controla a flacidez da pele;
- suaviza alguns tipos de olheiras;
- Tonifica a pele;
O ácido hialurônico pode ser utilizado para produção de volume, especialmente no preenchimento dos lábios e de rugas finas. Por ser um produto absorvível, permite a pele voltar ao aspecto original, e caso a pessoa não se identifique com o resultado, é uma questão de tempo até absorver todo o produto, ou se valer da retirada, com uma espécie de diluente.
Os riscos
As reações que podem ocorrer são:
- pequenos hematomas,
- infecção,
- nódulos,
- inflamações,
- cicatrizes,
- necrose tecidual,
- edemas e nódulos inflamados.
Sendo assim, é recomendado você fazer os procedimentos com profissionais da área da saúde com habilitação específica. A saúde é melhor quando vêm em primeiro lugar, não é mesmo?
Quer falar a respeito de algum tema na área da beleza dentro da sua especialidade? Então me manda um e-mail no de82mm@gmail.com ou um direct no @cabelinhonovo .
Aqui me despeço, bonita. Um beijo e até o próximo post!
Débora Martins
Nota: Esse post foi feito com base em pesquisa em sites especializados e uma tese de pós-graduação, as fontes estão citadas abaixo.
FONTES:
· MÔNICA TAISA SCHER SANTONI, O USO DE ÁCIDO HIALURÔNICO INJETÁVEL NA ESTÉTICA FACIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5317/M%C3%B4nica%20Taisa%20Scher%20Santoni.pdf?sequence=1&isAllowed=y
· Derma Club: https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/acido-hialuronico-como-usar-o-que-e-qual-e-a-funcao-desse-ativo-na-pele-dermatologistas-explicam_a7708/1
· Clínica Eleger: https://www.clinicaleger.com.br/tratamento/preenchimento-facial/?gclid=CjwKCAjwnef6BRAgEiwAgv8mQbQjtHIOAXDjPDxcQeo9kr5wZF__rnej3nx8FbAAqM5a6NjFhNA55hoCYOoQAvD_BwE
Comments