Medidas práticas para prevenção da COVID-19
- Débora Martins
- 30 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Queremos continuar nossas vidas normalmente, como se não houvesse pandemia. Trabalhar, estudar, socializar, ir ao cinema, paquerar livremente... Mas, apesar dos testes e pesquisas irem avançando, ainda não há uma vacina comprovadamente segura. Seguimos a espera. Assim sendo, carecemos de adotar medidas preventivas para poder ter um mínimo de “liberdade e segurança”.
Aqui não vou falar da origem nem da letalidade do vírus ou tratamento, tendo em vista que a mídia fala muito sobre esse assunto. O intuito aqui é falar sobre medidas práticas de prevenção, a fim de evitar contaminação em estabelecimentos comerciais, no caso, os salões de beleza.
ORIENTAÇÕES DA OMS
As medidas de prevenção se aplicam a todos os locais e todas as pessoas presentes nos locais.
São elas:
Lavar as mãos com água e sabão ou desinfetante à base de álcool para higienizar,
Cobrir tosse ou espirro,
Distanciamento mínimo de 1m ou mais,
Uso de máscara onde não for possível o distanciamento,
Higienização e desinfecção regular dos ambientes. A OMS orienta ainda, uma política de treinamentos para funcionários e gerentes, bem como, avisos de cuidados claros, a fim de aumentar a conscientização sobre a COVID-19.
Pessoas que tiveram contato próximo a pessoas contaminadas no local de trabalho devem ficar isoladas por 14 dias, a contar da data do último contato.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Recomendações:
Identificar e afastar das atividades presenciais, funcionários com suspeita ou confirmação da doença,
Manter o distanciamento mínimo no trabalho, de 1m entre funcionários e clientes,
Usar máscara de proteção facial,
Não compartilhar objetos de uso pessoal (telefones, talheres, copos, etc.),
Evitar aglomeração de funcionários e clientes nas entradas, saídas e dentro de estabelecimentos,
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%,
Manter ambientes limpos e arejados.
“Caberá às autoridades locais e aos órgãos de saúde locais, decidir, após avaliação do cenário epidemiológico e capacidade de resposta da rede de atenção à saúde, quanto a retomadas das atividades.”(FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE, no endereço: https://coronavirus.saude.gov.br/orientacoes-para-retomada-com-seguranca ).

Diante dessas recomendações vivemos uma nova realidade, não somente no que tange o convívio social e a maneira de viver, mas também de trabalhar e prestar serviços, nesse momento de PANDEMIA. Pensando nisso, fui atrás de pesquisar como salões estão dando conta de trabalhar, mantendo seus clientes e colaboradores relativamente seguros ou com seus riscos minimizados.
Para me contar como tem trabalhado nessa nova realidade pandêmica, convidei um colega, Rodrigo Coraiolla. Ele é barbeiro e trabalha em uma das unidades de uma rede de salões de beleza bem conceituada em Curitiba-PR, o Torriton Beauty & Hair. Ele conta que esterilizam todo o material e as cadeiras com álcool após cada atendimento. Os profissionais estão usando luvas e descartando a cada atendimento, e a máscara é de uso obrigatório.
Ele destaca:
“ ...Esse cuidado tem sido transmitido de forma clara e objetiva pois a cada semana o movimento do estabelecimento vem retornando ao seu normal. Se todos nós nos conscientizarmos e tomarmos as medidas básicas, passaremos por isso o mais breve possível e com certeza seguiremos mais fortes. Acredito que se cada estabelecimento seguir as medidas implantadas por cada cidade e município, muito em breve estaremos atuando no nosso cotidiano normal novamente... ”.
Ele conta ainda, que o salão também tomou uma série de medidas de proteção e prevenção.
São elas:
Atendimento com agendamento prévio, para controle de distanciamento evitando aglomerações,
Termômetro autônomo na entrada,
Tapetes sanitizados nas entradas, para higienização dos calçados,
Retirada de móveis e revistas de uso compartilhado,
Álcool em gel na entrada e em todas áreas de circulação,
Ventilação em todas as áreas,
Distanciamento entre as cadeiras dos profissionais e filas dos caixas,
Funcionários utilizam máscara e faceshield,
Esterilização do ambiente, corrimãos, bancadas e assentos, com regularidade,
Instalação de divisórias de acrílico nos lavatórios, entre outras. Você pode conferir tudo detalhadamente no blog deles( https://torriton.com.br/reabertura-torriton/ ).
Ele finaliza ainda dizendo:
“... Espero que as informações passadas acima tenham utilidade para os profissionais e para os clientes que acompanham o blog, saiba que sempre estamos pensando no seu bem estar e segurança.
Juntos somos mais fortes!
Um grande abraço!
Rodrigo O Coraiolla
Rodrigo Coraiolla,
barbeiro, @rodrigocoraiolla.barber
Atualmente atende em uma das unidades da rede Torriton Beauty & Hair.
Isso aí bonita e bonito!
Acredito que com consciência, cuidados e muita atenção, é possível voltar a trabalhar. Infelizmente, não tenho visto todos esses cuidados sendo levados a sério por muitos estabelecimentos pelo Brasil afora. É hora de mudar isso e encarar que o cuidado é responsabilidade de todos!
Agradeço imensamente a colaboração do Rodrigo Coraiolla, Marina Oliveira e rede Torriton Beauty & Hair pelas informações para este artigo.
Débora Martins
FONTES:
MINISTÉRIO DA SAÚDE - https://coronavirus.saude.gov.br/orientacoes-para-retomada-com-seguranca
Comments